segunda-feira, 5 de julho de 2010

As competências necessárias ao mediador pedagógico em EAD

O sucesso de programas de EAD em AVA está muito ligado à qualidade da mediação pedagógica neles praticada. E muito dessas qualidades está associada\não somente aos requisitos acadêmicos formais, mas também a um conjunto de a "habilidades sociais" presentes nos mediadores.
Essas habilidades podem ser definidas como: assertividade ( expressão de qualquer tipo de sentimento, com o controle da ansiedade e sem ferir o direito do outro), comunicação (fazer e responder perguntas, pedir feedback, elogiar), civilidade (cumprimentar, agradecer), direito (concordar, discordar, admitir falhas, lidar com críticas, pedir mudança de comportamento), empatia (refletir sentimentos, expressar apoio), trabalho (coordenar grupos, mediar conflitos, resolver problemas) e expressão de sentimentos positivos (fazer amizadades, expressar solidariedade). Del Prette & Del Prette (2001).

7 comentários:

  1. Olá,
    concordo que a qualidade do trabalho em EAD se deve muito a habilidade sociais dos mediadores. Sem elas, de nada adiantaria o desenvolvimento tecnológico, não é verdade!
    Parabéns pelo blog!!!
    Flavia

    ResponderExcluir
  2. O mediador é a parte afetiva da EAD e com o passar do tempo esta relação mediador/aluno se estreita e passam a ser amigos íntimos sem ao menos se conhecerem pessoalmente, desta maneira que o mediador facilita a aprendizagem e conquista a confiança. É uma experiência MARAVILHOSA!!
    Parabéns pelo tema e pelo blog!!
    Zelinha

    ResponderExcluir
  3. Oi! Neia! Realmente as habilidades socias são fatores primodiais para ser um mediador/tutor com proficiência, acredito que vc domina está competência.

    Parabéns pelo seu Blog! Continuem sua postagens nesta linha.

    Beijão!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Neia, muito obrigada pelo carinho e pelo belo trabalho que vc tem feito como mediadora.
    Rita Damásio.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Néia!!

    De fato, os ambientes interativos ampliam consideravelmente os canais de comunicação e interação entre as pessoas. O interessante é que cada um tem a sua especifidade e só nos resta utilizá-los da melhor forma possível.
    Obrigada pela atenção, pelo carinho e parabéns pela dedicação em todos os momentos do curso de Tecnologias em Educação.

    Um abraço!
    Cileida

    ResponderExcluir
  6. Néia obrigada por ser tão atenciosa com todos nós apesar de sermos crescidos sempre esperamos um pouco de atenção e isto vc nunca se negou em nos atender em todos os momento do cuurso.
    Abraçosssssssssss

    ResponderExcluir
  7. Oi Neia as coisas estão ficando cada vez mais dificil, segundo as minhas colegas de curso, estou piradinha, quase morremos de rir, mais é muito bom,conto com o teu total apoio sendo a minha coordenadora ou não no TCC. Bejos carinhosos.
    Rita Damásio.

    ResponderExcluir